Árbitro de penalti fake contra o Sousa, coleciona jogos polêmicos
Na Série D
Um jogo marcou bastante o último fim de semana do futebol brasileiro, que não teve jogos da Série A do Campeonato Brasileiro por conta de adiamento devido às chuvas no Rio Grande do Sul. Na Série D, última divisão nacional, o árbitro José Raimundo Chagas Araújo, do Maranhão, marcou um pênalti polêmico para o Santa Cruz-RN diante do Sousa, o que gerou revolta nas redes sociais e, claro, da diretoria do clube paraibano, que perdeu o jogo por 2 a 0.
Até esse jogo, o árbitro não havia colecionado grandes polêmicas na sua carreira em jogos profissionais da CBF, que começou em 2022. Porém, esteve em partidas com placares exóticos. No ano passado, por exemplo, José Raimundo Chagas de Araújo apitou o confronto entre Novo Hamburgo, do Rio Grande do Sul, e Hercílio Luz, de Santa Catarina, pela Série D. Resultado do jogo: um sonoro 5 a 5.
O clube catarinense abriu 5 a 1 fora de casa na primeira etapa e foi para o vestiário com uma goleada a favor. Acontece que o segundo tempo foi totalmente diferente. O Novo Hamburgo marcou quatro gols e empatou o jogo. Com direito a dois gols nos acréscimos do time gaúcho.
No ano anterior, em 2022, José Raimundo Chagas Araújo apitou outro jogo com placar recheado de gols. Foram oito gols na partida entre Náutico-RR e Trem-AP, e vitória para o time amapaense por 5 a 3 fora de casa. Vale lembrar que nenhum desses dois jogos geraram polêmicas ou reclamações oficiais dos clubes envolvidos.
Não foi assim, no entanto, nesse domingo. Após Santa Cruz-RN 2 x 0 Sousa, o árbitro virou alvo de duras críticas por parte da diretoria do clube paraibano. O presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, prometeu que faria uma representação oficial na CBF contra o árbitro e prometeu fazer um Boletim de Ocorrência contra o juiz.
No lance, onde as imagens não deixam claro nenhum contato que justificasse o pênalti, o árbitro da partida também mostrou o cartão amarelo para o zagueiro Marcelo, jogador cometeu a falta dentro da área, de acordo com a arbitragem. A penalidade máxima em questão foi cobrada por Paulinho, que mandou para o fundo das redes.
Na súmula, Raimundo José relatou que o zagueiro do Sousa cometeu “uma entrada temerária na disputa da bola”, o que ocasionou o pênalti e, consequentemente, o cartão amarelo para Marcelo Duarte. A partida entre Santa Cruz-RN e Sousa foi o primeiro jogo profissional da CBF apitado pelo árbitro no ano. Na atual temporada, em jogos organizados pela CBF, Raimundo José apitou Maranhão x Cruzeiro (Sub-17) e Cefama x JC (Sub-20 Feminino) e foi quarto árbitro em duas partidas de Série D, uma de Copa do Nordeste e uma do Brasileiro Sub-17.
Sousa entra com representação na CBF
O Sousa entrou com uma representação contra o árbitro, pedindo que a CBF afaste o árbitro da todas as competições nacionais. Além disso, o clube quer que o cartão amarelo atribuído ao zagueiro Marcelo pelo pênalti, na visão do clube, inexistente, seja excluído.
Informações com Globo Esporte PB