Na Copa do Brasil, o Sousa teve uma das melhores campanhas representando a Paraíba

Aproveitamento

A campanha do Sousa na Copa do Brasil de 2024, com direito com vitória para cima do Cruzeiro, eliminando a Raposa, e duas passadas de fase foi mesmo histórica. Além de ter sido o melhor clube sertanejo paraibano na história da competição, o Dinossauro entrou no pódio das melhores campanhas de um clube paraibano no torneio nacional. O Sousa registrou o segundo melhor aproveitamento de um paraibano na Copa do Brasil e, para se ter uma ideia do tamanho do feito, passou o aproveitamento do Treze em 2005, quando o Galo foi até as quartas de final do torneio e terminou em sexto lugar na competição.


E não é pouca coisa, visto que o Treze, de 2005, chegou com muito merecimento e bom futebol a uma improvável quartas de final, onde acabou eliminado para o Fluminense. Foi quando um clube da Paraíba chegou mais longe e teve o seu melhor posicionamento na história da Copa do Brasil.

O Sousa só não conseguiu bater a campanha do Botafogo-PB de 2016 também não era nada fácil. Naquela edição da Copa do Brasil, o Belo caiu para o Palmeiras nas oitavas e registrou o melhor aproveitamento de um clube do estado na competição.

As melhores campanhas

Em 2024, o Sousa fez uma grande campanha. Conseguiu duas vitórias, um empate e uma derrota em quatro partidas disputas. Um aproveitamento de 58,33% dos pontos em disputa. Uma campanha com direito a eliminar o Cruzeiro na primeira fase, com uma vitória por 2 a 0 no Estádio Marizão. Foi a primeira vez também que o Dinossauro avançou de uma e de duas fases em sua história na Copa do Brasil. Dois feitos inéditos.

Em termos de aproveitamento, essa campanha do Sousa passou da campanha do Treze em 2005. Naquele ano, o Treze chegou até as quartas de final, a fase mais longínqua que um paraibano chegou dentro da história da Copa do Brasil.

O Galo da Borborema eliminou o Ulbra-RS na primeira fase, o São Caetano na segunda fase e o Coritiba na terceira. Acabou caindo apenas nas quartas de final, nos pênaltis, no Estádio Amigão, para o Fluminense, mesmo após vencer o jogo de Campina Grande por 1 a 0 contra o Tricolor. Uma campanha até hoje lembrada com muito orgulho pelos trezeanos. Com uma campanha de quatro vitórias, um empate e três derrotas em oito partidas, o Treze ficou com aproveitamento de 54,16%.

O Sousa só não conseguiu a campanha do Botafogo-PB na Copa do Brasil de 2016. Naquela edição, o Botafogo-PB avançou três fases, assim como o Treze em 2005, uma a mais do que o Sousa em 2024. O Belo eliminou o Linense-SP, o River-PI e o Ceará. Chegou até as oitavas de final, onde caiu para o Palmeiras, mesmo vencendo o jogo de volta, em João Pessoa, por 1 a 0.

O aproveitamento do Alvinegro foi de 62,5%, com uma campanha de quatro vitórias, três empates e uma derrota. O Belo terminou o torneio em 11º lugar. Vale lembrar que todas essas edições citadas foram com formatos e com números totais de disputantes diferentes, o que torna o critério de aproveitamento melhor para a análise histórica.

Sousa aguarda fim da 3ª fase

Eliminado na terceira fase da Copa do Brasil neste ano, o Sousa agora aguarda o fim desta fase para saber em qual posição geral vai terminar. Isso é importante apenas a nível de histórico. Ainda é possível o Sousa ficar com a terceira melhor posição do futebol paraibano na história da Copa do Brasil.

Como já dito, o Treze tem a melhor posição de um paraibano em uma edição da competição, o sexto lugar de 2005. Depois vem o Botafogo-PB, com o 11º lugar de 2016. Quem fecha o pódio no momento é o Auto Esporte de 1993 e o Campinense de 1994. Ambos fizeram duas partidas, conseguiram uma vitória a uma derrota, marcando dois gols e sofrendo três, com campanhas idênticas.

Em 1993, o Auto Esporte perdeu uma do Paysandu, mas venceu uma, em João Pessoa, por 2 a 1. No ano seguinte, o Campinense perdeu uma do Ceará, mas venceu a segunda, em Fortaleza, por 2 a 1. Ambos foram eliminados na primeira fase por seus adversários. Vale lembrar que o Sousa só pode chegar, no máximo, à 17ª posição em 2024, mas pode passar os conterrâneos no critério de aproveitamento e assumir o terceiro lugar no pódio.

Informações com Globo Esporte PB

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo