Cidades do Sertão lideram financiamentos para instalações de energia solar
Na Paraíba
A mudança da matriz energética de empreendimentos comerciais e residenciais tem destacado as cidades do sertão paraibano entre as que mais realizam operações com o Banco do Nordeste para essa finalidade. Por meio da linha FNE Sol, empresários e clientes das cidades de Cajazeiras, Itaporanga, Monteiro, Pombal, Patos, Catolé do Rocha e Sousa lideram a aquisição de sistemas de minigeração de energia própria com adoção de painéis fotovoltaicos.
Além das cidades sertanejas citadas, a capital João Pessoa também integra a base das informações, em volume de contratações, com essa modalidade de acesso a crédito. As oito cidades somam mais de R$ 4,7 milhões em recursos aplicados para implantação de sistemas de minigeração de energia. Os dados do Banco do Nordeste são referentes ao período de janeiro à primeira quinzena junho de 2024.
Até o fim do ano, o Banco do Nordeste disponibilizará pelo menos R$ 10 milhões para implantação de sistemas de minigeração de energia, em toda a Paraíba. A análise dos projetos para empresas e pessoas físicas de áreas urbanas e rurais leva em consideração a média de consumo de energia do estabelecimento, de forma que a parcela do financiamento seja equivalente à conta paga pelo proprietário.
A linha de crédito FNE Sol atende a empresas, produtores rurais e pessoas físicas, que podem financiar todos os componentes dos sistemas de micro e minigeração de energia elétrica fotovoltaica, eólica, de biomassa ou pequenas centrais hidroelétricas (PCH), bem como sua instalação. A depender do porte da empresa e do projeto a ser financiado, os prazos de carência podem chegar a até seis meses e o tempo para quitação das parcelas pode chegar a até 12 anos.
Informações com Portal da Capital