Pesquisa eleitoral atrapalhada em Pombal

Dados confusos

O instituto de pesquisas “Ranking/Índice” alterou na noite da sexta-feira (07) os dados relativos aos bairros de Pombal que seriam visitados pelos seus funcionários para uma pesquisa de intenção de votos para a eleição deste ano em nosso município registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

pesquisa

No novo documento postado no link da página do TSE, o anexo aparece em branco.

pesquisa 1

Na quinta-feira (06), a empresa com sede em Brasília – mas com telefone de contato informado da Paraíba – protocolou na justiça eleitoral o registro para divulgação do levantamento, contratado pelo site Fonte83, de João Pessoa, pertencente ao Radialista Fabiano Gomes.

pesquisa 22

No protocolo, havia o arquivo informando quais localidades urbanas e rurais seriam pesquisas. A imprensa denunciou que entre os bairros informados estavam “Alto do Cruzeiro”, “Brasília” e “Cajazeirinha”, que não existem em Pombal.

Após a suspeita vir à tona, o instituto anulou o registro feito na quinta e protocolou novo na noite desta sexta, mas o anexo onde deveriam ser informados os bairros ficou em branco, o que fere a legislação eleitoral, que obriga a publicação das localidades.

O instituto também alterou a data prevista para divulgação dos números, de terça, dia 11, para quinta, dia 13.

Em Pombal, a informação sobre o registro da pesquisa levantou suspeitas de sua credibilidade, pois o site contratante seria ligado ao marqueteiro contratado pelo pré-candidato a prefeito de situação, Galego.

Em 2012, na disputa entre a então prefeita Pollyana Dutra e Mayene-Van Bandeira também teve uma situação semelhante, quando uma pesquisa paga por uma entidade vinculada ao grupo político da atual primeira-dama foi divulgada mostrando Mayene à frente de Pollyana, mas pouco tempo depois a rádio Liberdade FM contratou outro levantamento através do instituto “Opinião”, considerado de alta credibilidade no Estado, onde apontou o inverso. A eleição acabou sendo vencida, de fato, por Pollyana, como mostrou a pesquisa da emissora.

A imprensa procurou o instituto Ranking através do telefone informado na Receita Federal e aguarda posicionamento, que será publicado após.

Informações com Naldo Silva

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo