Tribunal de Contas alerta prefeito de Belém do Brejo do Cruz
Evandro Maia
O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) emitiu alerta ao prefeito de Belém do Brejo do Cruz, Evandro Maia (MDB) sobre cumprimento do prazo legal para a elaboração Plano Municipal de Saneamento Básico, em virtude do baixo índice de rede de esgotamento sanitário dos municípios, conforme dados registrados no censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
No alertas publicado em seu diário eletrônico, o TCE-PB também orienta os gestores que uma vez elaborado, aprovado e publicado o mencionado normativo do plano, encaminhá-lo ao banco de legislação da corte de contas paraibana, na categoria Planos Estratégicos e/ou Operativos de Políticas Públicas.
O gestor também deve providenciar o envio a Corte de Contas da Paraíba, o Plano de Ações de curto e médio prazo, visando a melhoria dos índices de atendimento quanto à disponibilidade de rede de esgotamento sanitário.
Por fim, o documento alerta aos prefeitos que o descumprimento dos prazos legais na elaboração do plano de saneamento terá repercussão negativa no exame e julgamento da prestação de contas relativa ao exercício financeiro de 2023.