Sousa preocupado com mudanças na Copa do Nordeste

Início do fim

A Copa do Nordeste de 2025 nem começou, mas o formato para 2026 já repercute nos bastidores. No documento enviado aos dirigentes dos clubes nordestinos, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) indica uma mudança quanto aos estaduais em garantirem vaga no regional. O presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, comentou sobre essa possível alteração na disputa e disparou: “início do fim”.


O que consiste a mudança nos regulamentos das competições estaduais? Compreende-se que essas disputas não poderão garantir vaga na Pré-Copa do Nordeste ou na Copa do Nordeste. O Sousa é um dos times que jogará a fase de grupos do regional após conquistar o Campeonato Paraibano em 2024.

O presidente do Dinossauro, Aldeone Abrantes, expôs a sua posição quanto à essa possível mudança no regulamento. Lembrando que a CBF não especificou qual seria o novo formato de classificação para a Copa do Nordeste.

— É o início do fim da Copa do Nordeste. Assim como os estaduais vêm sendo enfraquecidos, a Copa do Nordeste, que é a maior competição do primeiro semestre e um grande sucesso, ocupa espaço e datas no calendário. O grande projeto, liderado pela Conmebol e pela FIFA, busca ampliar competições intercontinentais. Para isso, estão em busca de datas, o que exige a eliminação de algumas competições. Já há campeonatos com datas reduzidas, e o próximo alvo é a Copa do Nordeste. Cabe aos clubes nordestinos defenderem essa bandeira, pois, sem a Liga do Nordeste, a região não teria cinco clubes na Série A — comentou Aldeone Abrantes, presidente do Sousa.

O presidente do Sousa completou o seu posicionamento classificando o impacto que essa alteração pode ter nos clubes nordestinos.

Se a Copa do Nordeste passar por um processo de descontinuidade, os clubes da região sofrerão um declínio significativo. Será uma verdadeira luta de classe para os clubes nordestinos protegerem seu principal torneio.

— Aldeone Abrantes, presidente do Sousa.

O ano de 2024, inclusive, foi o último da decisão judicial que obrigou a CBF a realizar o regional.

A Copa do Nordeste é uma das competições do calendário alviverde, que ainda conta com Campeonato Paraibano, Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro.

Informações com Globo Esporte PB

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo