Estudantes constroem bebedouros e comedouros para animais em situação de rua na cidade de Pombal
Projeto
Um projeto desenvolvido pelos estudantes participantes do Programa Primeira Chance da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Monsenhor Vicente Freitas, que fica na cidade de Pombal, no Sertão do Estado, está desenvolvendo bebedouros e comedouros públicos para animais de rua que ficam no entorno da escola. O projeto conta com a participação de 50 estudantes do curso técnico de Meio Ambiente e Edificações e já construiu três bebedouros e comedouros fixos e móveis.
O projeto surgiu em virtude da grande quantidade de animais de rua que moravam ao redor da escola, visto que eles procuravam refúgio, comida e água nas dependências da ECIT. Neste cenário, a professora de Língua Inglesa e coordenadora do projeto, Luciana Martins, observou que os estudantes se sentiam sensibilizados e a procuraram para trazer soluções que acolhessem os animais de rua. Os estudantes e professores aperfeiçoaram o projeto e chegaram no resultado da construção de bebedouros e comedouros utilizando os pavers feitos na própria escola, bem como a utilização de canos de PVC com custo e benefícios viáveis e utilizando materiais sustentáveis.
A professora Luciana Martins destacou a importância do projeto. “O projeto promove o comprometimento dos estudantes com a causa animal. Eles entendem que o princípio educativo ultrapassa os limites territoriais da escola e transborda nas responsabilidades sociais que temos enquanto cidadãos. O exercício da empatia, o trabalho colaborativo e o comprometimento com o projeto promovem em situações reais aprendizagens significativas para os estudantes sobre o olhar e o cuidar do meio ambiente. É uma conscientização coletiva de todos em relação aos cuidados e proteção com os animais de rua, que levam os estudantes, os profissionais de educação e os moradores da cidade de Pombal-PB, a refletir sobre a ausência do básico para a sobrevivência dos animais e a responsabilidade que, cada um de nós, precisa ter, frente aos animais que se encontram na rua”, refletiu.
O manuseio é realizado em pontos estratégicos de descarte de alimentos, em recipientes específicos e apropriados. A ração é adquirida por meio de doações sobre a premissa do voluntariado. Há três pontos construídos com bebedouro e comedouro fixos e móveis. Os bebedouros e comedouros fixos são utilizados com o descarte de alimentos, já os bebedouros e comedouros móveis são utilizados para ração e água.
Os estudantes do Programa Primeira Chance estão envolvidos inteiramente com o projeto. Eles se localizam no lugar de pertencimento da causa, compondo seu exercício de cidadania na prática em buscar soluções viáveis e sustentáveis para a realidade em que estão inseridos.
Informações com Maringá FM