Relembre duelos históricos entre Treze e Santa Cruz
Equipes se enfrentam no Nordestão
Santa Cruz e Treze ficam frente a frente neste sábado (4), às 16h, em jogo que vale vaga na 2ª fase da pré-Copa do Nordeste de 2025. Ao longo das décadas foram muitos os duelos entre pernambucanos e paraibanos, alguns deles, inclusive, decisivos para ambos os times. Muito por isso o ge escolheu cinco partidas históricas entre os clubes para aumentar ainda mais a expectativa para o duelo deste fim de semana.
Antes de relembrarmos essas cinco partidas históricas, vamos rememorar o início dessa rivalidade interestadual. O primeiro duelo entre Cobra Coral e Galo aconteceu em 1977, quando em amistoso entre os clubes, o Santa venceu o Treze pelo sonoro placar de 6×0. Os gols da partida foram marcados por Nunes (duas vezes), Fumanchu, Betinho, Carlos Alberto Barbosa e Wilson Carrasco.
Santa Cruz 6×0 Treze (Brasileirão Série C de 2013)
A temporada 2013 foi histórica para o Santa Cruz, que viria a conquistar o título da Série C do Campeonato Brasileiro daquele ano ao derrotar na grande final o Sampaio Corrêa. Porém, ainda na fase de grupos, a Cobra Coral mediu forças com o Treze no Estádio Arruda ainda pela primeira fase da competição nacional.
Os gols da partida foram marcados por Denis Marques, que marcou três gols naquele jogo, Flávio Caça Rato, Sandro Manoel e Raul, com um gol cada, fecharam a goleada. A partida marcou o início de uma remontada do Santa rumo à classificação e, posteriormente, ao título nacional.
Santa Cruz 3×2 Treze (Brasileirão Série C de 2020)
Alguns anos e muitos confrontos mais tarde, Santa e Treze voltaram a ficar frente a frente no Estádio do Arruda. O Galo da Borborema abriu o placar com Ermínio logo aos 11 minutos de jogo. Paulinho, aos 18, empatou para o Tricolor, que viu Douglas Lima, em um golaço olímpico, recolocar os paraibanos à frente do placar novamente aos 30 minutos da etapa final.
A vitória do Treze em pleno arruda parecia certa, mas o Tricolor, no entanto, não desistiu e acabou sendo recompensado. Nos acréscimos do segundo tempo, Chiquinho, aos 46, e Toty, aos 50 do segundo tempo, viraram o jogo para o Santa Cruz, que conquistou três pontos importantes rumo à classificação.
Santa Cruz 2×4 Treze (Copa do Brasil de 1999)
O sorteio da Copa do Brasil de 1999 colocou frente a frente Santa Cruz e Treze, mais uma vez no Colosso do Arruda, para se enfrentarem de olho em uma vaga na segunda fase do torneio. Toninho, com um golaço, abriu o placar para o Tricolor ainda no primeiro tempo. Ainda na etapa inicial, Valério, duas vezes, virou a partida para o Galo e colocou os paraibanos à frente no placar.
Já no segundo tempo, Zé Galego ampliou o marcador para o Treze, mas o Santa, com Biliu, diminuiria o placar e lançaria pressão em busca do empate. O balde de água fria veio aos 35 minutos da etapa final, quando Batista fez o quarto gol e classificou o Alvinegro para encarar o Corinthians na segunda fase, em duas partidas que também ficaram marcadas na história do time de Campina Grande.
Treze 1×0 Santa Cruz (Brasileirão Série C de 2013)
Na última rodada da Série C do Brasileirão de 2013 a tabela colocou o já classificado Santa Cruz cara a cara com o Treze, que precisava vencer no Estádio Presidente Vargas para avançar ao mata-mata do acesso à Série B do Campeonato Brasileiro de 2014. O jogo foi truncado, com as duas equipes pecando na criação das jogadas, o que deixou a partida muito faltosa.
O empate sem gols seguia até os minutos finais, quando o atacante Giancarlo, de cabeça, fez no apagar das luzes o gol da vitória contra o Tricolor e, consequentemente, da classificação ao mata-mata da Terceirona.
Treze 3×3 Santa Cruz (Brasileirão Série D de 2011)
Treze e Santa Cruz fizeram campanhas espetaculares na Série D de 2011 e muito por isso fizeram confrontos extremamente equilibrados no ‘mata-mata do acesso’ à 3ª divisão de 2012. No lotado Estádio Amigão, em Campina Grande, o Galo chegou a abrir 3×1 e ficou muito perto de encaminhar uma vaga na Terceirona ainda em seus domínios.
No segundo tempo, porém, o Santa Cruz diminuiria a desvantagem e chegaria ao empate com gol de Thiago Cunha. Com o resultado em Campina Grande, o Tricolor jogou pelo empate no Estádio do Arruda e conquistou o acesso à Série C do ano seguinte. Após batalha judicial envolvendo o Rio Branco-AC, Araguaína e Brasil de Pelotas, o Galo também viria a conquistar o acesso, uma vez que terminou a 4ª divisão no 5º lugar.
Informações com Globo Esporte PB