Açudes em Patu, Lucrécia e Umarizal serão reformados

Governo do Estado

O Rio Grande do Norte vem executando um programa de recuperação preventiva de açudes e barragens públicas para assegurar o armazenamento, permitir o uso correto da água e garantir a segurança da população. Nesta primeira fase, o trabalho está sendo realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) em sete reservatórios de um total de 28 inspecionados pelas equipes técnicas formadas por representantes da Defesa Civil, Instituto de Gestão de Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), prefeituras municipais, além da Semarh.


Com recursos oriundos do Tesouro Estadual, o trabalho foi iniciado em 2024 e se estenderá até o primeiro semestre de 2026, conforme o cronograma de obras. “O Rio Grande do Norte está inaugurando um novo tempo. Estamos preparando a estrutura para operar nossos reservatórios de forma planejada, visando a melhor forma possível do uso de nossas reservas hídricas para abastecimento humano, produção de alimentos e também para matar a sede dos animais. Essa é uma reivindicação antiga dos movimentos sociais e das prefeituras que estamos executando”, disse a governadora Fátima Bezerra.

A primeira fase do serviço de manutenção inclui os seguintes reservatórios: Calabouço, no município de Passa e Fica; Carnaúba (São João do Sabugi); Orós da Melancia (Fernando Pedroza); Rodeador (Umarizal); Passagem (Rodolfo Fernandes); Tourão (Patu). Além deles, na gestão da governadora Fátima Bezerra também foram realizadas obras de manutenção em outros três reservatórios: Açude Lucrécia, com recursos do Banco Mundial, via Programa Governo Cidadão; Barragem Tabatinga, em Macaíba, e Passagem das Traíras, obra que vinha sendo executada pelo DNOCS, com recursos federais e que ficou pronta em dezembro/24 para receber as águas do inverno de 2025.

Açude Tourão

Município: Patu

Ano da construção: 1982

Capacidade: 7,9 milhões m³

Volume atual: 0,6 milhões

Origem dos recursos: Tesouro Estadual

Curso de água barrado: Riacho Tourão

Bacia Hidrográfica: Apodi/Mossoró

Utilização: Abastecimento de água de comunidades rurais, culturas de vazante, atividade pesqueira e lazer

Açude Lucrécia

Município: Lucrécia

Ano da construção: 1934 (DNOCS)

Capacidade: 24,7 milhões m³

Volume atual: 9,5 milhões

Origem dos recursos: Governo Cidadão

Curso de água barrado: Riachos Quixeré, Mata Seca e Mamoeiro

Bacia Hidrográfica: Apodi/Mossoró

Utilização: Abastecimento das cidades de Lucrécia, Martins e Frutuoso Gomes; cultura de vazante; atividade pesqueira e lazer

Açude Rodeador

Município: Umarizal

Ano da construção: 1994

Capacidade: 21,4 milhões m³

Volume atual: 9,3 milhões

Origem dos recursos: Tesouro Estadual

Curso de água barrado: Rio João

Bacia Hidrográfica: Apodi/Mossoró

Utilização: Abastecimento de água das cidades de Umarizal e Rafael Godeiro, culturas de vazante, atividade pesqueira, perenização de rio

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo