Prefeito de Pombal exonerou sobrinha, após denúncia de nepotismo

Repercussão

O diário oficial desta segunda-feira (17) trouxe a publicação de portaria assinada pelo prefeito de Pombal, Claudenildo Alencar (Galego), exonerando Rebeca Alencar Wanderley do cargo de coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).


rebeca alencar exoneracao
rebeca alencar exoneracao

A imprensa apurou junto a fontes ligadas à administração que a demissão teria sido influenciada por uma denúncia perante o Ministério Público de suposta prática de nepotismo pelo prefeito, já que Receba é sua sobrinha. Os detalhes da acusação não foram obtidos, pois tramita em sigilo na Promotoria local.

Ela ocupava a função comissionada desde o início da gestão. Conforme entendimento consolidado da justiça brasileira, nepotismo é o ato de nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau (como é o caso de sobrinhos), da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança na administração pública.

A exceção é a nomeação de parentes para cargos políticos, como por exemplo, os de secretários municipais.

Atualmente, Galego tem a esposa – Nara, na Secretaria de Ação Social -, a cunhada – Quézia, na Procuradoria Jurídica -, e o filho – Rafael, na Secretaria de Planejamento -, como ocupantes de cargos de primeiro escalão em sua gestão.

Ainda não foi informado quem ficará na função de direção da UPA local.

Informações com Naldo Silva

 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo