Autoridades de São Bento se reúnem com presidente do TJPB e pedem melhorias na comarca

Avanço

Comitivas de São Bento estiveram reunidas com o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba. Inicialmente o prefeito Gerfeson Carnaúba (PSB) ao lado do ex-prefeito de Jarques Lúcio, na sede do TJ-PB, com o presidente do órgão, desembargador Fred Coutinho, contando com a presença de representantes da OAB Paraíba — o presidente estadual, Harrison Targino, e o presidente da subseção de Catolé do Rocha, Jailson Araújo.


reuniao justica

Na pauta, dois pleitos para o fortalecimento do sistema judiciário em São Bento: a implantação da 2ª Vara da Comarca e a construção da futura Cidade Judiciária no município.

Também participaram da reunião os deputados estaduais: Galego Souza e Marcio Roberto; o ex-prefeito de São Bento, Jarques Lúcio; o presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Bezerra; o procurador do município, Alex Soares; e o secretário municipal de Segurança, José Iago. Durante a reunião, foi entregue um ofício ao presidente do TJPB, assinado por todas as autoridades, para formalizar o pleito junto ao Tribunal.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destaca que “a criação de uma nova unidade judiciária na Comarca de São Bento irá otimizar a prestação jurisdicional e reduzir o tempo de tramitação processual, agregando as cidades de Paulista, Brejo do Cruz, Belém de Brejo do Cruz e São José do Brejo do Cruz. “A medida proporcionará maior acesso da população ao Judiciário e melhorará a distribuição dos processos em relação a população e ao território, garantindo uma justiça mais célere e eficiente para a população”, afirmou Harrison Targino.

Harrison também destacou a união da OAB e dos representantes do município e região na luta pelo pleito junto ao TJPB. “Nós estivemos na caravana de São Bento, coordenada pela OAB de Catolé do Rocha e São Bento. Estamos com o presidente e o vice da Subseção, ao lado do prefeito, do presidente da Câmara, dos deputados, do ex-prefeito, do procurador do município. Enfim, todos envolvidos na reivindicação da advocacia da região e da sociedade, que é a instalação de mais uma vara na cidade de São Bento da Justiça estadual”, ratificou.

O presidente acrescentou que a discussão também desaguou sobre a reforma ou construção do novo fórum de São Bento, em face da fragilidade atual. “O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fred Coutinho, já determinou a abertura de um procedimento para análise de equalização de possível e eventual nova vara, bem como abrir espaço para discussão concreta das novas instalações do Fórum de São, coisa que ele mesmo já tinha dito que está dentro das prioridades de sua gestão”, concluiu.

Já o presidente da Subseção de Catolé do Rocha, Jailson Araújo, afirmou que São Bento necessita, urgentemente, da criação de uma nova vara para melhor atender, para melhor distribuir os processos. “E especialmente para que o Judiciário acompanhe o crescimento local de São Bento, inclusive nessa nossa luta e na nossa busca por melhorias em instalações físicas, onde também já trouxemos ao presidente do Tribunal de Justiça a necessidade da construção de um novo Fórum, da construção de novas instalações, com o desembargador revelando que também está no seu pensamento, está no seu radar, essa concretização, que não é um desejo só da OAB, dos advogados, mas de toda a sociedade”, acrescentou.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo