Perfis falsos estão se passando por advogado da região de Catolé do Rocha para aplicar golpes
Justiça foi acionada

Estelionatários estão cometendo crime e se passando pelo advogado Ítalo Rafael Dantas da cidade de Riacho dos Cavalos em aplicativos como o WhatsApp, utilizando foto, nome e número da OAB do profissional para enganar vítimas e aplicar fraudes.
Cerca de doze (12) pessoas já foram alvo de contato dos golpistas e em um destes casos a pessoas acabou sofrendo um dano. O caso recorrente acabou fazendo com que o jurista acionasse a justiça afim de uma resolução definitiva
Ítalo obteve decisão judicial favorável obrigando o Facebook (Meta) e a operadora Vivo a remover perfis falsos e bloquear números usados para aplicar golpes em seu nome. Na ação judicial o profissional apresentou provas, como boletins de ocorrência, prints de conversas falsas e notificações extrajudiciais. Mesmo após reiteradas tentativas extrajudiciais, as empresas permaneceram inertes, o que levou o caso à Justiça.
A decisão foi proferida pelo juiz da 3ª Vara Mista de Catolé do Rocha, que reconheceu o risco determinando:
• 🔒 O bloqueio de 7 números telefônicos usados para os golpes;
• 📵 A remoção dos perfis falsos do WhatsApp;
• 🗂️ A entrega das fichas cadastrais dos titulares dos números à Justiça.
“Minha imagem profissional e minha inscrição na OAB estavam sendo usadas para enganar pessoas. A Justiça foi essencial para garantir minha honra e proteger potenciais vítimas”, afirmou o advogado.
A decisão também prevê multa diária caso as plataformas descumpram a ordem.
O advogado Ítalo Rafael que tem o registro na OAB/PB 31.198, deu dicas aos clientes e cidadãos sobre o caso:
- Desconfie de mensagens pedindo dinheiro ou oferecendo serviços jurídicos sem confirmação. O golpe do falso advogado está se tornando comum, mas pode ser combatido com ação rápida e apoio da Justiça.
Veja detalhes da decisão da justiça AQUI