Greve na UEPB! Professores paralisam atividades
Catolé do Rocha tem campus

Os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiram, em assembleia realizada na quinta-feira (18), iniciar uma greve a partir da próxima segunda-feira (22). A paralisação foi aprovada pela Associação dos Docentes da instituição (ADUEPB) e não tem prazo para terminar.
A categoria cobra do Governo do Estado o pagamento do retroativo das progressões, além de medidas para enfrentar a crise orçamentária da universidade e o cumprimento da Lei de Autonomia da UEPB. Os docentes afirmam que já tentaram diálogo com diferentes setores da administração estadual, mas ainda aguardam respostas a pedidos de audiência com o governador João Azevêdo e outras autoridades.
Na semana passada, os professores realizaram atos de mobilização em vários campi, incluindo paralisações parciais, como forma de pressionar o governo a negociar. Em reunião no último dia 8, o secretário de Gestão, Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado, sinalizou esforços para retomar as conversas, mas a categoria considerou as medidas insuficientes.
Com a decisão, as atividades acadêmicas da UEPB devem ser interrompidas já no início da próxima semana, reforçando a pressão por avanços nas negociações.
Catolé do Rocha no Sertão da Paraíba é sede do campus IV da instituição e abriga os cursos superiores em Letras, Agronomia e Biologia, e ainda o curso técnico em agropecuária.