Inaugurado o ginásio do campus do IFPB em Catolé do Rocha
Novo equipamento

O campus Catolé do Rocha do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) agora conta com um ginásio poliesportivo para chamar de seu. O novo equipamento foi inaugurado na quinta-feira (25), com a presença da reitora Mary Roberta Meira Marinho, do diretor-geral da unidade de ensino, Francisco João de Deus de Carvalho, e do deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB).
Com área construída de 1.343,15 m², o espaço tem capacidade para 210 pessoas sentadas, além de ambientes destinados à comissão técnica e à arbitragem, dois vestiários e banheiros acessíveis. A estrutura deve beneficiar cerca de 28 municípios, a partir de futuras parcerias com escolas municipais e estaduais.
A reitora Mary Roberta destacou que o novo ginásio poliesportivo terá um uso multifuncional, indo além das atividades esportivas. Segundo ela, o espaço servirá como ambiente para “artes, cultura e todas as atividades que se fazem em um equipamento desse tipo”, incluindo a realização de colações de grau, diplomações e certificações da instituição, configurando “um momento muito importante” para a comunidade acadêmica.
O ginásio poliesportivo teve sua obra financiada por emenda parlamentar do deputado Gervásio Maia no valor de R$ 1,6 milhão. Ele também destinou recursos para a construção de ginásios nos campi de Esperança e Picuí. Em seu discurso, o parlamentar garantiu a continuidade do apoio. “Enquanto eu for deputado federal, não vai faltar dinheiro para a saúde e a educação em Catolé do Rocha. Pode contar com o nosso mandato, vamos juntos. Viva a educação pública de qualidade!”, afirmou.
O deputado elogiou ainda a gestão do instituto. “É um orgulho danado. Pense numa equipe de qualidade! Tudo que a gente consegue lá em Brasília de recursos, eles botam para andar, botam para acontecer, e as coisas de verdade acontecem. Portanto, enquanto eu estiver lá em Brasília, contem com o nosso mandato”, concluiu. Em seu discurso, a reitora do IFPB também agradeceu o apoio de Gervásio Maia em defesa da educação pública, em especial às demandas do Instituto Federal da Paraíba.
Marco – A entrega do ginásio representa um marco para o Campus Catolé do Rocha, conforme destacou o diretor-geral João de Deus. Ele afirmou que a comunidade interna e externa aguardava a obra desde 2021, pois o campus dependia de outras instituições parceiras para realizar seus jogos e atividades de Educação Física.
“Para a gente realmente é a concretização de um sonho ter o nosso próprio ginásio, poder desenvolver atividades durante manhã, tarde, noite e atender também as demandas externas”, comentou o diretor. Antes, as atividades de Educação Física se limitavam a salas de aula ou espaços abertos. João de Deus mencionou que modalidades como futsal, handebol, basquete e vôlei não podiam ser praticadas no campus e, anualmente, era preciso pedir ginásios emprestados para a realização dos jogos internos. “E agora estamos em casa”, celebrou.
Autoridades e gestores destacam importância do equipamento
Também participaram do evento, entre outras autoridades e gestores do IFPB, o pró-reitor de Ensino, professor Neilor César dos Santos; a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Anna Clara Feliciano Mendonça; a secretária de Educação de Catolé do Rocha, professora Antonia Neta; o diretor de Ensino do campus, professor Alexsandro Trindade; a diretora de Administração, servidora Cleide Sousa; e a coordenadora dos Jogos Internos do Campus Catolé do Rocha, professora Jéssica Serrano.
A pró-reitora Anna Clara agradeceu o apoio do deputado Gervásio Maia e ressaltou o papel do esporte na promoção da saúde física e mental. “Por isso a gente se sente tão feliz ao ver um espaço como esse aqui, que vai servir não só para a comunidade do IFPB, não só para a comunidade de Catolé do Rocha, mas para outros municípios que se beneficiam desse equipamento”, declarou.
Por fim, o pró-reitor de Ensino reforçou que o ginásio é fundamental para a formação acadêmica e pessoal. “Espero que vocês, estudantes, atletas, possam usufruir desse espaço educativo, desse espaço pedagógico tão importante, um dos mais importantes que nós temos na nossa rede”, afirmou. Ele também anunciou que o edital do concurso para professores e técnicos administrativos do IFPB será lançado em breve.
Dirigindo-se ao deputado Gervásio Maia, Neilor César pontuou que o instituto ainda precisa de apoio na luta por novos códigos de vagas para técnicos administrativos. “O Instituto já conseguiu vagas para docentes, mas ainda precisa de mais vagas para o setor técnico”, acrescentou.
Visita às obras – Após a solenidade, o deputado Gervásio Maia e a reitora Mary Roberta, acompanhados de uma pequena comitiva, visitaram as obras do restaurante estudantil do Campus Catolé do Rocha. O equipamento também está sendo construído por meio de emendas destinadas pelo parlamentar. Atualmente como relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias, Maia incluiu no orçamento verbas para alimentação nos institutos federais e ensino superior, mencionando a importância da comida de qualidade nos restaurantes estudantis.
Cerimônia também marcou abertura dos Jogos Internos
Durante a entrega do ginásio poliesportivo, ainda foi realizada a cerimônia de abertura dos Jogos Internos 2025 do Campus Catolé do Rocha. O momento contou com desfile das delegações, juramento do atleta e acendimento da pira olímpica, em referência aos jogos olímpicos. Tudo em clima de muita confraternização, energia e espírito esportivo.
O juramento do atleta foi feito pelo estudante Kalebe Barbosa, aluno do segundo ano do Curso técnico Integrado em Informática e atleta da equipe de Xadrez. Em seguida, houve a entrada do fogo olímpico no ginásio. A chama foi conduzida pela estudante Bianca Lorhany, aluna do curso técnico Integrado em Informática. Realizados há dez anos, os Jogos Internos 2025 do Campus Catolé do Rocha reúnem estudantes-atletas em competições de tênis de mesa, xadrez, jiu-jítsu, handebol, futsal e voleibol.