Polícia e Sudema resgataram 51 animais no Sertão da Paraíba

Crime

Uma ação conjunta realizada nesse final de semana pelas equipes da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), por meio do Núcleo Regional de Patos, e pelo Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar (BPAmb), resultou na apreensão de 51 animais silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro nas regiões de Sousa, Cajazeiras e Bernardino Batista, no Sertão paraibano.


Entre os animais resgatados estavam 50 aves de diversas espécies e um tatu-peba. A operação teve início quando os agentes localizaram 38 aves em situação irregular em diferentes municípios. Após o resgate, os animais foram levados ao Monumento Natural Vale dos Dinossauros, em Sousa, onde foram devolvidos à natureza.

Na segunda etapa da operação, realizada na zona rural de Bernardino Batista, os agentes encontraram mais 13 aves e um tatu-peba em um único imóvel. Além dos animais, foram apreendidos equipamentos utilizados para caça ilegal, incluindo uma carabina de pressão calibre 5.5 e uma espingarda de calibre não identificado.

Os animais que não puderam ser soltos imediatamente foram encaminhados à Fazenda Tamanduá, onde receberam cuidados antes de serem reintegrados ao habitat natural.

O responsável pelos animais foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Cajazeiras, onde foram adotadas as providências legais. A operação resultou na emissão de quatro autos de infração e na aplicação de multas que somam 288 UFRPB, o equivalente a mais de R$ 20 mil.

Informações com PB Agora

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo