”Virada de Chave”: Pollyanna apresenta projeto para promover transformação social nas cidades da PB

Ajuda

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), Pollyanna Werton, lançou, nesta segunda-feira (3), em João Pessoa, o projeto “Virada de Chave”, uma iniciativa voltada à mobilidade socioeconômica e à superação da pobreza em municípios com altos índices de vulnerabilidade social. O programa busca promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento local em cidades que apresentam grande dependência do Bolsa Família e baixos indicadores de desenvolvimento humano.


Na ocasião, Pollyanna destacou que o projeto foi construído a partir de um diagnóstico detalhado das cidades que mais dependem dos programas de transferência de renda. “O Virada de Chave surge para apoiar as populações que vivem nas regiões onde a pobreza ainda persiste. Identificamos municípios com forte dependência do Bolsa Família e entendemos que, sem a atuação direta da gestão pública, esses territórios acabam perpetuando ciclos de vulnerabilidade. Por isso, o Governo da Paraíba identificou as cidades que estão nesse perfil e, a partir daí, traçou metas diagnósticas para chegar junto com as prefeituras e atingir o cidadão, auxiliando para que ele de fato vire a chave em sua vida”, afirmou.

O evento, promovido pelo Governo do Estado, através da SEDH, contou com a presença da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), da Coordenação Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social da Paraíba (Coegemas-PB), da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB/Nepps), do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS), do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

A secretária ainda reforçou a importância da ação integrada entre Estado e prefeituras para promover uma verdadeira transformação social. “As pessoas que estão nesse momento no perfil da transferência de renda são pessoas que estão com baixa renda, que não estão conseguindo quebrar ciclos de pobreza. Portanto, cabe a nós focalizar essas pessoas para que a gente consiga identificar potenciais, vocações e estabelecer a geração de trabalho, inclusão social, produtiva e quebrar ciclos de pobreza”, enfatizou Pollyanna.

O Virada de Chave é um projeto de Mobilidade Socioeconômica que visa desenvolver social e economicamente as cidades paraibanas mais vulneráveis, com maior percentual proporcional de beneficiários do Bolsa Família e menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), localizadas entre as 100 cidades mais pobres do país. Na Paraíba, inicialmente, foram identificados quatro municípios prioritários: Pilões, Cajazeirinhas, Santa Inês e São José de Caiana, que terão ações articuladas de geração de trabalho, renda e inclusão produtiva a partir de diagnósticos locais elaborados com base em dados oficiais do Cadastro Único (CadÚnico/2024). A perspectiva é ampliar o projeto para demais municípios vulneráveis da Paraíba.

Assessoria

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo