Árbitro paraibano está em grupo seleto da CBF
Sertanejo
O árbitro assistente Schumacher Marques Gomes será o único paraibano a fazer parte do programa de profissionalização da arbitragem, anunciado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na terça-feira (27). Paraibano da cidade de Sousa, ele é um dos principais nomes da arbitragem paraibana no cenário nacional.
Aos 33 anos, Schumacher tem atuado em jogos da Série A do Campeonato Brasileiro, além de jogos importantes de outras competições da CBF, a exemplo da Copa do Nordeste. Junto com ele, sempre estão o árbitro Afro Rocha de Carvalho Filho e o árbitro assistente Luis Filipe Gonçalves Correa, ambos do quadro paraibano na entidade nacional.
Inclusive, na última semana, Schumacher e Afro estiveram no Rio de Janeiro participando da pré-temporada dos árbitros que vão trabalhar na Série A 2026 do futebol nacional.
Sobre o programa de profissionalização da arbitragem anunciado pela CBF, os árbitros serão remunerados, com salários mensais, taxas variáveis e bônus por performance, e deverão se dedicar prioritariamente à atividade, sem a obrigação de exclusividade.
Dos 72 profissionais escolhidos, 20 são árbitros centrais – 11 deles do quadro da Fifa -, 40 são assistentes – incluindo 20 da Fifa -, e 12, também da Fifa, atuam como árbitros de vídeo (VAR). Ao final de cada ano, eles estarão passíveis a rebaixamento (pelo menos dois de cada função), com a consequente promoção de outros que tenham se destacado na temporada.
Informações com Arena Correio