Nove equipes na disputa pelo G4 do Campeonato Paraibano
Equilibrado
O Campeonato Paraibano 2026 tem sido sinônimo de equilíbrio desde a primeira rodada. Restando apenas duas rodadas para o fim da primeira fase, o G-4 segue indefinido, com nove das dez equipes participantes ainda com chances de classificação para o mata-mata. No entanto, o Confiança de Sapé é a única equipe que destoa deste cenário, enfrentando uma dura luta contra o rebaixamento.
O Bicho-Papão é o único time que ainda não venceu no estadual. Em sete jogos disputados, a equipe amargou cinco derrotas e dois empates. Com apenas dois pontos até agora, o time de Sapé nunca conseguiu deixar o Z-2.
Diante dos maus resultados, uma possível vaga no G-4 se tornou impossível. Atualmente, o quarto colocado, o Sousa, tem 11 pontos. Restando duas rodadas, o Confiança-PB pode somar, no máximo, oito pontos.
Se a classificação para a próxima fase já não é factível, o rebaixamento parece uma ameaça mais concreta. Para evitar o retorno à Segunda Divisão, o Bicho-Papão precisa vencer os dois jogos restantes — ambos contra adversários diretos na luta contra a queda. O primeiro será diante do Pombal, que ocupa a nona posição, com sete pontos. O último duelo será contra o Atlético de Cajazeiras, sétimo colocado, com nove pontos.
Além de vencer as duas partidas, o Confiança de Sapé precisa torcer por tropeços de Esporte de Patos e Pombal para escapar do rebaixamento.
Atual campeão da Segundona, o retorno do Bicho-Papão à elite do futebol paraibano ficou muito aquém do que o torcedor sapeense esperava. Mudança no comando técnico, questionamentos sobre atuações da arbitragem e desempenho abaixo do esperado marcaram a trajetória do Confiança-PB na Primeira Divisão.
G-4 indefinido
Do meio da tabela para cima, a disputa segue aberta. Do oitavo ao primeiro colocado, todos ainda têm chances de avançar ao mata-mata do Paraibano 2026.
O líder é o Serra Branca, com 13 pontos. Logo atrás aparecem Botafogo-PB (12), Campinense (11) e Sousa (11), que fecham o G-4 no momento.
Ainda na briga por uma vaga estão Nacional de Patos (11 pontos), Treze (nove) e Atlético de Cajazeiras (nove).
Até a nona rodada, a tabela reserva confrontos diretos que podem redefinir o cenário da competição, como Botafogo-PB x Treze; Campinense x Sousa; Botafogo-PB x Serra Branca; e Treze x Nacional de Patos.
Informações com Arena Correio