Professora foi empossada na Academia de Letras da cidade de Pombal
Reconhecimento

Na noite de sexta-feira (23/05/2025), a Academia de Letras da cidade de Pombal, no Sertão da Paraíba, realizou a solenidade de posse da professora e doutora em História, Helmara Giccelli Formiga Wanderley Junqueira, que passou a ocupar a cadeira de número 46, que tem como patronesse Joana Ivonildes Bandeira.
A cerimônia foi no Auditório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Campus Pombal.
Durante a solenidade, houve o lançamento do projeto Clube de Leitores – Balaio Literário, cujo objetivo é divulgar os acadêmicos de Pombal, além de escritores e seus trabalhos.
Helmara Giccelli Formiga Wanderley Junqueira é Doutora em História pela UFPE, com a tese “Doidos(as) e Doutores: A medicalização da loucura na Província/Estado da Parahyba do Norte (1830-1930)”, defendida em 2016. É Mestra em História pela UFCG, onde pesquisou o processo de modernização da cidade de Pombal, e graduada em História pela FIP. Professora Associada da UFCG, atua desde 2009 na Unidade Acadêmica de Direito, Campus Sousa, e, desde 2017, no Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais, em Pombal. Iniciou sua carreira docente na rede privada e municipal de ensino de Pombal. Pesquisa temas como história urbana, instituições de saúde e prisões, práticas de cura, loucura e psiquiatria. É autora de artigos publicados em coletâneas, entre eles: “O Espetáculo da Noite em Pombal”; “No Rastro do Monstro de Ferro”; “Sangue, Sofrimento e Fé no Sertão da Paraíba”; “A Sétima Arte em Pombal”; e “Política de Saúde Mental em Tempos de Pandemia”, em coautoria. Atualmente, investiga o intrigante caso da “Mulher Ressuscitada”, Maria Umbelina de Albuquerque Maranhão, no século XIX.
Informações com HW Comunicação