Hospital Regional de Catolé do Rocha realizou 16 cirurgias no fim de semana
Plantão de atendimentos

O Hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos realizou, no plantão desse final de semana – compreendido entre os dias 27 e 29 –, 16 cirurgias, atendeu 379 pessoas no pronto atendimento da urgência e ambulatório e realizou dois partos. A unidade integra a rede estadual de Saúde na cidade de Catolé do Rocha e também funciona como maternidade.
Foram 128 atendimentos na urgência e ambulatório médico na sexta-feira (27), outros 144 no sábado (28) e mais 107 no domingo (29). As 16 cirurgias eletivas realizadas foram de colecistectomia (retirada da vesícula biliar), histerectomia (cirurgia ginecológica que consiste na remoção do útero), ooforectomia (remoção de um ou ambos os ovários), laqueadura (procedimento cirúrgico de esterilização feminina que impede a passagem dos óvulos para o útero, evitando a gravidez), apendicectomia (remoção do apêndice), além de procedimentos ortopédicos de correção de fratura de tornozelo e de fêmur, uma fratura exposta e fixação de bacia.
Ainda durante o plantão do final de semana, o hospital realizou 389 exames laboratoriais, 79 exames de Raios-X e 28 tomografias. No período houve o registro de 33 internações por anemia, Acidente Vascular Encefálico (AVE), derrame pleural, epilepsia, icterícia, pneumonia e Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), além dos pacientes que se submeteram às cirurgias e partos.
No pronto atendimento ambulatorial e urgência, os motivos mais frequentes de procura pelo serviço foram de pessoas com queixas de dores, com 48 ocorrências, seguidos de pacientes para aplicação de medicação própria, e de casos de síndrome gripal, com 24 registros. O hospital atendeu ainda, entre outras demandas, 15 pessoas com crise de ansiedade, 11 com diarreia, oito com amigdalite, além de seis vítimas de sinistro de trânsito, sendo cinco com moto e uma com carro. Nas avaliações ambulatoriais aconteceram 17 consultas ortopédicas, duas avaliações cirúrgicas e três avaliações de exames.
Informações com Secom PB