Venezuelanos pedem ajuda na cidade de Pombal
Vulnerabilidade

Uma realidade que vem sendo observada em Pombal e tem chamado a atenção, é a presença de venezuelanos pedindo ajuda.
Segundo informações os pedintes, que atualmente estão vivendo em Patos, buscam aqui na cidade uma alternativa para angariar ajuda, principalmente aos sábados quando acontece a feira-livre.
Vistos ao lado do semáforo da BR-230 ou em frente ao mercado público, área central da cidade, também trazem consigo crianças raquíticas e sujas expostas ao tempo mostrando a situação de vulnerabilidade.
A triste realidade comove poucas pessoas que de alguma forma contribuem com alguns trocados, outras, no entanto, não atentam para a cena que permanece dividindo opiniões reforçando a preocupação com os direitos da criança.
Pela dificuldade de comunicação, utilizam um cartaz com a mensagem “Boa tarde meu irmão, eu preciso de uma ajuda para comprar alimento e fralda. Pix CPF 71018894250. Deus abençoe”.
Os “imigrantes” que chegaram ao país fugindo da desordem social daquele país (Venezuela), também estão sendo vistos na cidade.
Mesmo no meio do sol escaldante, poeira e riscos do trânsito, em boa parte das vezes são ignorados pelos transeuntes quando pedem ajuda, ou quando recebem a colaboração, é tão pouca que não dar sequer para comprar um pão.
Diante do exposto está se transformando em uma cena comum, necessitando providências urgentes através de algum instrumento de apoio ou caridade.
A nossa redação chegou a ser informada de que não se trata de um caso isolado, em outro momento os mesmos receberam tratamento adequado, foram alimentados, vestidos e recambiados de volta à cidade de Patos, porém retornam para a mesma prática.
Informações com Liberdade FM