Mesmo com sucesso dos últimos anos, Sousa passa por constante mudanças de técnicos
A última foi recente
O Sousa precisou mudar o planejamento da temporada inesperadamente após o pedido de demissão do técnico Paulo Schardong, o que exigiu uma adaptação rápida de rota do Dinossauro para a sequência das disputas da Copa do Brasil e também da Série D do Campeonato Brasileiro.
Depois de uma jornada marcada por conquistas memoráveis e momentos de brilhantismo dentro das quatro linhas, Schardong deixou uma lacuna a ser preenchida. O técnico foi responsável pelo título do Campeonato Paraibano após um hiato de 15 anos sem vencer, e feitos históricos na Copa do Brasil, ao avançar de fase eliminando o Cruzeiro.
Em um momento um tanto quanto de incerteza, a história jurássica recente oferece motivos para o torcedor ficar otimista. Tardelly Abrantes, em 2022, e Renatinho Potiguar, em 2023, são exemplos de treinadores que conseguiram impulsionar o Sousa em momentos importantes.
Tardelly assumiu o comando após a saída de Índio Ferreira e, em grande parte, atingiu seus objetivos. Restaurou a identidade do Sousa, revitalizando o estilo de jogo da equipe: meio-campo compacto e ataques incisivos pelas pontas.
Com uma fase inicial promissora, o time do Alto Sertão do estado alcançou as semifinais do Campeonato Paraibano, mas acabou parando no algoz Campinense. Porém, conflitos com alguns jogadores e queda no desempenho marcaram seu fim no clube.
Após sua saída, Renatinho Potiguar assumiu, trazendo uma nova dinâmica ao plantel jurássico. Com um futebol envolvente e potencializando jogadores de qualidade técnica notável, como Alexandre Aruá, Histone e Luis Henrique, o Sousa se destacou como o melhor da primeira fase do Paraibano 2023 e chegou à final, embora tenha sido derrotado pelo Treze.
Mesmo que tenha sido superado na decisão, o projeto seguiu na Cidade Sorriso, mas o desempenho abaixo do esperado em 2024 levou à saída de Renatinho. A chegada de Schardong marcou mais uma reviravolta, culminando no título do Paraibano e em duas fases avançadas na Copa do Brasil.
Mesmo com o bom momento devido às conquistas alcançadas, os últimos jogos não estavam agradando os torcedores. O desempenho da equipe em campo não era dos melhores, e o time chegou a ficar sete jogos sem vitória. Mesmo com a vitória contra o Potiguar, o futebol da equipe ainda deixou a desejar.
Agora, com a chegada de Leandro Sena, experiente no cenário nordestino, a esperança de uma nova era de sucesso se renova novamente no Sousa. A conquista na Série D 2022 demonstra sua capacidade de liderança em equipes que buscam sucesso esportivo.
O futuro ainda permanece incerto, mas se os padrões se repetirem no Marizão, os torcedores jurássicos podem esperar mais conquistas nas próximas semanas.
Informações com Globo Esporte PB