A disputa pela Prefeitura de São Bento na pré-campanha de 2024

Eleições

Na sequência da série de matérias que o Blog do Clinton Medeiros vem realizando sobre as eleições 2024, nas cidades do Médio Piranhas-PB, chegou o dia de falar sobre o momento da pré-campanha em São Bento.


A cidade sertaneja conhecida como Capital Mundial das Redes tem segundo o IBGE, 32.235 habitantes, sendo a 15ª maior do estado. Em termos de eleitores é a principal da região, que se aproxima de 29 mil aptos a votarem em outubro.

Forte em economia, o município se destaca também com empreendedorismo, cultura e educação, tendo, por exemplo, uma faculdade particular que oferece cursos de graduação na região.

Na política a jovem cidade que anteriormente pertencia a Brejo do Cruz, tem 65 anos e durante esse período já teve nove prefeitos, e três dos seus filhos exerceram mandato de deputado estadual (Neste período tem Galego Souza – Progressistas). O prefeito atual está em mandato de reeleição é o médico urologista Jarques Lúcio (PSB).

2024

A pré-campanha vem sendo movimentada desde o ano passado, com o anúncio dos nomes que irão concorrer à chefe do poder executivo.

SITUAÇÃO

O pré-candidato é o jovem empresário Gerfeson Carnaúba (PSB), ele concorre a um mandato eletivo pela 1ª vez em sua vida, mas vem de uma família tradicional na política local. Por exemplo, seu tio Zé Carnaúba (MDB) atualmente é vereador e já foi presidente da Câmara Municipal. O vice de Gerfeson foi definido esse ano, será o também empresário Francisco Crente (UB) que tem bastante experiência na política local. O prefeito Jarques é o principal apoiador, eles ainda contam na Câmara Municipal com 05 vereadores, entre eles o presidente Marcarone Suassuna (MDB). Já em nível estadual estarão no agrupamento, o governador João Azevedo (PSB), os senadores Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e Efraim Filho (UB) e os deputados Murilo Galdino (Republicanos) e Júnior Araújo (PSB). Por fim GC conta com apoio dos ex-prefeito Milton Lúcio e Ademar Araújo. Os vereadores da coligação situacionista irão concorrer pelo MDB.

OPOSIÇÃO

A pré-candidatura foi oficializada em fevereiro de 2023, e terá na disputa da Prefeitura o ex-presidente da Câmara Municipal, Marcos Davi (Progressistas), que em 2022 concorreu a senador suplente com Pollyanna Dutra nas eleições paraibanas. Seu vice será o empresário Rafinha Banana (Republicanos). O deputado Galego Souza e o ex-deputado Marcio Roberto (Republicanos) são os principais apoiadores. Eles ainda contam com 08 vereadores no legislativo local e terão apoio do ex-prefeito Gemilton Souza e da atual vice-prefeita Melada Resende. Em termos de Paraíba, Marcos contará com ajuda do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) e da senadora Daniella Ribeiro. Os vereadores da coligação concorrem pelo Republicanos.

Em 26 de maio falamos da pré-campanha em São Domingos de Pombal.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo