Centenário: Treze é reconhecido como patrimônio da Paraíba

Reconhecimento

O Treze fechará o ano do centenário com um reconhecimento que marcará a história do clube. Na quarta-feira (10), o Galo da Borborema foi reconhecido como patrimônio histórico, cultura e imaterial do estado da Paraíba, pela Assembleia Legislativa do estado. A decisão, aprovada com unanimidade, torna a torcida e outros elementos como bem imaterial.


O projeto havia sido apresentado no mês de julho, pelo deputado Doutor Romualdo, do MDB. A iniciativa tinha como objetivo reconhecer e preservar a importância do clube, tanto nas esferas culturais e esportivas, quanto valorizar a identidade e tradição dos seus torcedores.

“Nesse sentido, declarar o Treze Futebol Clube como patrimônio histórico, cultural e imaterial do Estado da Paraíba é reconhecer sua importância para além das quatro linhas. É garantir a preservação de um bem simbólico que representa a tradição, a paixão e a identidade de um povo. Trata-se de uma medida de justiça histórica e de valorização de um elemento essencial do patrimônio cultural paraibano, cuja relevância ultrapassa o tempo e as fronteiras geográficas“, declara a justificativa.

A aprovação foi unânime e abrange os bens físicos do clube, como o Presidente Vargas (PV), a torcida e outros elementos, ambos reconhecidos como bem imaterial do estado.

O Treze, fundado em 7 de setembro de 1925, na temporada deste ano, completa 100 anos. E, ainda na justificativa, o documento apresenta a construção do clube durante estes anos e sua contribuição no futebol paraibano.

“Ao longo de quase um século de existência, o clube construiu uma trajetória marcado por conquistas, rivalidades históricas — especialmente com o Campinense Clube, no clássico conhecido como “Maiorais” — e por uma profunda identificação com a população local. […] sua história está intimamente ligada ao desenvolvimento urbano e social de Campina Grande e à memória afetiva de milhares de paraibanos”, diz a justificativa.

Informações com Arena Correio

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo