Ataque é um destaque do Treze na Série D
Eficiência
O Treze tem de destacado não apenas como o melhor ataque — 15 gols marcados —, mas também como o melhor time da Série D do Campeonato Brasileiro de 2024. O poderio ofensivo implacável de Jeffinho, Thiaguinho e Wallace Pernambucano, combinado com as performances de alto nível de Marquinhos, Thiago Alagoano e Yamada, demonstram a capacidade do Galo de surpreender seus adversários de diversas formas.
A construção dos gols do Treze tem revelado uma equipe que valoriza jogadas trabalhadas e o jogo coletivo. Quase todas as redes balançadas resultaram de toques precisos e envolventes, exemplificando um estilo de jogo que abrange todo o time. O setor criativo, liderado por Marquinhos, Thiago Alagoano e Yamada, além das contribuições de Wanderson, especialmente quando entra no segundo tempo, tem sido fundamental para o sucesso ofensivo do Galo da Borborema.
O entendimento entre o meio-campo e o ataque é evidente, com o Treze priorizando a posse de bola e um ataque vertical. Isso foi tão bem exemplificado na recente vitória sobre o Atlético-CE, pelo placar de 2 a 0, em território cearense, onde Thiaguinho, aproveitando passes precisos, marcou dois gols decisivos.
O sucesso do Treze não se deve apenas ao talento individual dos jogadores ou ao esquema tático 4-3-3 implementado pelo técnico Waguinho Dias, mas à rápida assimilação dos conceitos táticos por parte do plantel e à variedade de estratégias ofensivas dentro das quatro linhas do Alvinegro de Campina Grande.
A filosofia de rotações e aproximações do Galo da Borborema na 4ª divisão em 2024 é clara: quando Marquinhos ou Yamada tem a bola, os jogadores próximos se aproximam para formar triangulações, criando múltiplas opções de passe e desestabilizando a defesa adversária.
Para se ter uma ideia da força ofensiva do Treze na Série D deste ano, basta observar os números impressionantes: dos 15 gols marcados pelo time até a 5ª rodada, 12 foram anotados pelos atacantes. Thiago Alagoano lidera com 4 gols, seguido por Jeffinho e Thiaguinho, ambos com 3 gols cada, e Wallace Pernambucano também contribuindo significativamente, com dois.
Wallace Pernambucano, por sinal, além de ser uma referência ofensiva dentro da grande área, também tem desempenhado um papel importante na criação de jogadas trezeanas, abrindo espaços na defesa adversária fazendo o famoso pivô.
A riqueza tática introduzida por Waguinho Dias, com um time capaz de executar diversas rotações e ataques variados, torna quase inevitável o acesso do Treze à Série C em 2025. O sucesso do Galo não é apenas uma questão de qualidade individual, mas sim de um entendimento coletivo e uma aplicação eficaz dos princípios táticos que transformam o time alvinegro em uma máquina de gols.
Informações com Globo Esporte PB