Mulher com raízes em Catolé do Rocha está entre as 100 mais influentes do mundo em 2024
Conheça a história
Duas mulheres paraibanas com atuação diferentes, sendo uma é bióloga e a outra ativista na luta pelos direitos humanos e feminismo, estão na lista das 100 mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo, no seleto grupo das 100 mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo, segundo a British Broadcasting Corporation (BBC).
Pioneira na luta pelos direitos das prostitutas no Brasil, Lourdes Barreto, de 80 anos, foi eleita uma das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo em 2024 pela BBC. Nascida no município de Brejo de Areia, Lourdes Barreto é referência global na luta pelos direitos humanos e feminismo. A ativista, que também lidera o movimento de prostitutas no Brasil.
Lourdes é fundadora da Rede Brasileira de Prostitutas e referência na defesa de políticas públicas, liberdade sexual e combate à violência contra mulheres.
Com uma história marcada pela resiliência, Lourdes cresceu em Catolé do Rocha, na Paraíba, e narra em sua autobiografia, “Lourdes Barreto: Puta Autobiografia”, os desafios que enfrentou desde a infância. Após sair de casa aos 14 anos, em decorrência de violência doméstica e sexual, percorreu diversos estados brasileiros, até se estabelecer em Belém do Pará na década de 1950. Foi nessa cidade que sua militância ganhou força, tornando-a um dos maiores nomes na luta pelos direitos das mulheres e das trabalhadoras sexuais.
Entre as mulheres lembradas estão a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz Nadia Murad; a sobrevivente de estupro e ativista, Gisèle Pelicot; a atriz Sharon Stone; as atletas olímpicas Rebeca Andrade e Allyson Felix; a cantora Raye; a artista visual Tracey Emin; a ativista climática Adenike Oladosu; e a escritora Cristina Rivera Garza. Esta lista também visa analisar o impacto da emergência climática, destacando as pioneiras do clima que trabalham para ajudar suas comunidades a enfrentar o impacto das mudanças climáticas e se adaptar.
Outra paraibana
A bióloga da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Silvana Santos, é uma das notáveis que foi reconhecida por uma descoberta pioneira no campo da genética. Ela desenvolveu uma extensa pesquisa com mais de mil famílias entrevistadas em 30 municípios diferentes. Muitos quilômetros percorridos em busca de informações e uma grande contribuição para a ciência.
Informações com Click PB