Botafogo-PB e Sousa conhecem possíveis adversários na Copa do Brasil
Edição 2025
Com o término do Brasileirão, no último fim de semana, a lista dos times classificados para a Copa do Brasil está completa. Noventa e dois clubes disputam a taça de campeão da maior competição do país. Na Paraíba, Botafogo-PB e Sousa serão os únicos representantes, dentre os 26 clubes nordestinos classificados.
A posição no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF definiu os potes de cada equipe. Serão oito potes com dez times. O Botafogo-PB está no Pote C, enquanto que o Sousa figura no E. Os paraibanos conquistaram a vaga na Copa do Brasil depois de serem campeão e vice do Campeonato Paraibano deste ano, respectivamente. Melhor posicionado na tabela geral, o Belo está na 53ª colocação e, por isso, tem mais vantagens nas disputas do que o Dino. Com a posição, o Alvinegro irá duelar contra clubes de menor expressão, do Pote G, com colocações bem mais abaixo do que a do Belo.
Por outro lado, o Sousa tem confrontos mais pesados durante a competição. O Dinossauro do Sertão, 69º no ranking, joga contra as equipes mais bem ranqueadas do Brasil, presentes no pote A. Entre os adversários, nove disputaram a Série A do Brasileirão deste ano, a exemplos do Atlético-MG, Fluminense, Grêmio, Vasco, Juventude, entre outros. O Alviverde participou da Copa do Brasil de 2024 com um feito histórico: o clube eliminou o maior campeão da competição, o Cruzeiro, e chegou a disputar a 3ª fase, mas foi eliminado pelo Red Bull Bragantino.
Confira os adversários dos paraibanos
Os times irão disputar com as equipes de outros potes. O Botafogo-PB, no C, enfrenta os times do G. O Sousa, no E, disputa com as equipes do A.
Pote G: Boavista-RJ, Parnahyba-PI, Maracanã-CE, Santa Cruz-RN, GAS-RR, Rio Branco-ES, Rio Branco VN, Olaria-RJ, Portuguesa-SP e Votuporanguense-SP;
Pote A: Atlético-MG, Athletico-PR, Fluminense, Grêmio, América-MG, Red Bull Bragantino, Vasco, Atlético-GO, Juventude e Cuiabá.
Nos seus respectivos potes, o Belo está no mesmo grupo que Novorizontino; Tombense; CSA; ABC; Remo; Náutico; Amazonas; Confiança e Ferroviário.
Enquanto o Dino está junto de Tocantinópolis-TO; São Raimundo-RR; Maringá-PR; Cascavel-PR; Pouso Alegre; ASA; União Rondonópolis-MT e Porto Velho-RO.
Modelo de disputa
Os clubes dos oitos potes vão se enfrentar da seguinte forma: A contra E; B contra F; C contra G e D contra H. Todas as sete fases são de duelos eliminatórios, com os confrontos definidos por sorteio na primeira etapa.
Primeira fase: jogo único e o time de menor pontuação no ranking da CBF será o mandante. Caso a partida termine empatada, o visitante se classifica.
Segunda fase: jogo único e o mando de campo será definido por sorteio. O empate leva a disputa da classificação para os pênaltis.
Terceira fase: os 12 times antecipadamente classificados (Libertadores, Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B e Série A do Brasileirão) entram na disputa junto com as 20 equipes classificadas das duas primeiras fases. Jogos de ida e volta, com os confrontos definidos por sorteio.
Oitavas de final: jogos de ida e volta, com 16 classificados. Todos as equipes poderão se enfrentar e os duelos serão definidos por sorteio.
Quartas de final: jogos de ida e volta, com oito classificados. Todos os times poderão se enfrentar e os confrontos serão definidos por sorteio.
Semifinais e Final: jogos de ida e volta, com o mando de campo definido por sorteio. Em caso de empate no agregado, a decisão é nos pênaltis.
*Os times que entram a partir da terceira fase são: Botafogo; Palmeiras; Flamengo; Fortaleza; Internacional; São Paulo; Corinthians; Bahia; Cruzeiro; Santos; CRB e Paysandu.
Informações com Globo Esporte