Sousa tem meta de chegar à Série C em 2025

Busca do acesso

O ano de 2024 do Sousa foi de orgulhar cada torcedor que acompanhou a trajetória do clube nas competições que disputou. O time foi campeão Paraibano, chegou à 3ª fase da Copa do Brasil e arrecadou montantes que fizeram seu patrimônio crescer significativamente. O ge conversou com um personagem importantíssimo do clube: o presidente Aldeone Abrantes. Ele fez um resumo do ciclo e garantiu que o maior objetivo para 2025 é o acesso para a Sérir C.


O título do Campeonato Paraibano

Depois de bater literalmente na trave em 2023, quando viu o Treze ser campeão dentro do Marizão, na disputa de pênaltis, o torcedor do Dinossauro conseguiu soltar o grito de campeão estadual em 2024. Foi longe de casa, no Almeidão, contra o Botafogo-PB, em um feito que nunca será esquecido por quem torce e vive o clube.

— O ano de 2024 foi um divisor de águas na história do Sousa Esporte Clube. Fomos o primeiro clube do Sertão a vencer um campeonato estadual, em 94, e somos também agora o primeiro tricampeão paraibano também do Sertão, o que é bastante significativo para nossa história — disse Aldeone.

A Copa do Brasil

O Sousa tinha um desafio, no papel, quase que impossível na Copa do Brasil de 2024, afinal tinha pela frente o Cruzeiro, o maior campeão da competição. Porém, para Aldeone, o técnico Paulo Schardong e seus comandados isso ficou só no papel. O Dinossauro fez história, despachou a Raposa na primeira fase, passou pelo Petrolina na segunda fase, chegou com méritos até a terceira fase, caindo apenas para o Bragantino.

— Nós tínhamos um sonho que vinha de várias Copas do Brasil que já tínhamos participado, que era passar pelo menos de uma primeira fase. Conseguimos chegar a uma terceira, com direito a eliminar o Rei de Copas, o grande Cruzeiro. Foi histórico.

O patrimônio

O feito histórico de chegar à terceira fase da Copa do Brasil rendeu ao clube cerca de R$ 4 milhões, suficiente para colocar a equipe sertaneja em um grau de conforto, equilíbrio e prosperidade.

— Isso tornou o Sousa um clube financeiramente equilibrado e podemos ter o sonho de ter nosso próprio transporte. Aliás o Sousa tem dois ônibus, um ônibus para treino e esse ônibus agora para viagens longas. Outro sonho foi dar o pontapé inicial no nosso Centro de Treinamento. É uma obra cara, mas que estamos começando a realizar. Vai levar ainda um tempo para concluir, mas o importante é que iniciamos.

O tropeço na Série D

Se na Copa do Brasil e no Campeonato Paraibano o Sousa fez história, no segundo semestre, na Série D, o time não conseguiu dar continuidade à boa fase. O time não conseguiu sequer avançar para a fase mata-mata. Mas você acha que isso é algo que Aldeone lamenta?

— Não fizemos uma boa série D, mas também não temos nada a lamentar. Depois de tudo o que conquistamos no ano de 2024, em que o Sousa saiu de um simples time que funcionava durante um quarto do ano, o resto do ano com o material guardado, não temos nada a lamentar.

A marca SOUSA para o Brasil

— Conseguimos ser o segundo colocado da Paraíba no ranking da CBF, atrás apenas do Botafogo-PB. Um time do Sertão entre os 69 melhores ranqueados no futebol brasileiro, era uma coisa inimaginável até pouco tempo atrás. O clube vem crescendo, dentro e fora de campo, e nós só enxergamos quando paramos para pensar. Quando eu olho do fim do ano passado, no início da temporada de 2024, para o início da temporada 2025… É um outro patamar, como diria Bruna Henrique.

Se eu pudesse, eu estacionava meu ônibus agora em 2024, mas já que estou sendo levado para 2025, vamos embora.

— Aldeone Abrantes, presidente do Sousa.

As metas para 2025

Vem aí mais uma temporada e o calendário do Sousa está completo: Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Campeonato Paraibano e Série D. Depois de um ano vitorioso, o sarrafo para 2025 aumentou no Alviverde. Para Aldeone, a defesa do título estadual e novamente avançar de fase na Copa do Brasil são importantes, mas o grande objetivo do ciclo é o acesso para a Série C.

— Está sendo bacana essa transição, mas, ao mesmo tempo, o grau de responsabilidade aumentou e muito. Temos que nos superar em 2025, para ter um ano positivo. Um dos objetivos é segurar o título de campeão e conquistar o Paraibano novamente. A gente não sabe se vai chegar, mas você tem que ter metas. Passar de fase na Copa do Nordeste também está nas nossas metas, assim como queremos repetir o feito da Copa do Brasil. Sabemos que é difícil, mas vamos tentar novamente atravessar o oceano, tentar chegar pelo menos ao que a gente fez esse ano.

— Mas temos um objetivo muito definido, que é a questão do acesso. Essa é uma coisa que está encasquetada desde 2023. Esse ano de 2024 houve o desequilíbrio, a mudança de comissão técnica de última hora, que atrapalhou um pouco. Mas para a série D de 2025 nós vamos com muito foco e um projeto definido para tentar o acesso. Se conseguirmos duas dessas metas, estaremos satisfeitos, mas o acesso vai ser o nosso principal foco em 2025.

Informações com Globo Esporte PB

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo