Catolé do Rocha já teve 22 batidas de carros em postes de energia este ano

Entre as dez mais da Paraíba

A Paraíba registrou, entre janeiro e junho deste ano, 324 colisões de veículos em postes da rede elétrica. O número representa um aumento de quase 5% em relação ao mesmo período de 2024, e acende o alerta para os riscos à segurança da população e os impactos causados por esse tipo de acidente.


Segundo levantamento da Energisa, as cidades (e as regiões metropolitanas) com mais registros foram João Pessoa (73), Campina Grande (55) e Mamanguape (33). No Sertão da cidade de Catolé do Rocha está entre as mais da Paraíba com ocorrências.

Além de colocar vidas em risco, esse tipo de ocorrência provoca a interrupção do fornecimento de energia, afetando o funcionamento de residências, comércios, escolas e até hospitais, além de causar transtornos no trânsito. A gerente de manutenção e construção da Energisa, Danielly Formiga, reforça os desafios técnicos envolvidos nesses casos.

“Em alguns desses acidentes, há grandes transtornos no fornecimento de energia, pois não se trata apenas de substituir o poste. Há situações em que toda a rede precisa ser reconstruída, um trabalho complexo que exige tempo, equipamentos e mão de obra especializada”, explica.

Para ter mais agilidade e minimizar o impacto no fornecimento de energia nessas ocorrências, a gerente explica que a concessionária tem investido cada vez mais em tecnologias para recomposição automática do fornecimento de energia e isolar a menor área necessária possível, além de capacitar equipes especializadas para atuação nessas ocorrências.

Vale ressaltar que a instalação de uma nova estrutura pode levar de três a quatro horas e o custo médio desta atividade pode variar de R$ 4 mil a R$ 30 mil ou mais, a depender do tipo da estrutura e/ou caso seja necessária a substituição de transformadores e/ou outros equipamentos. Além disso, conforme regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o custo pelos danos causados, incluindo a substituição das estruturas avariadas, seja postes, transformadores, condutores, deve ser cobrado do condutor do veículo causador do sinistro.

O que fazer em caso de acidente?

No caso de acidente, a Energisa recomenda que, sempre que possível, o condutor permaneça no veículo e acione imediatamente a Energisa, pois caso haja cabos sobre o veículo ou próximos, podem ocasionar choque elétrico. O SAMU e o Corpo de Bombeiros também devem ser acionados nestes tipos de ocorrências.

Em caso de urgências envolvendo a rede elétrica, a Energisa deve ser avisada imediatamente para que os reparos sejam feitos de forma segura, por meio do 0800 083 0196.

Cidades e regiões metropolitanas com o maior número de acidentes em 2024:

João Pessoa – 73

Campina Grande – 55

Mamanguape – 33

Esperança – 30

Sousa – 30

Monteiro – 27

Guarabira – 23

Catolé do Rocha – 22

Itabaiana – 14

Patos – 14

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo