Justiça revogou prisão de ex-prefeito de Vista Serrana-PB
Sergio de Levi

A Justiça da Paraíba revogou, na última segunda-feira (25), a prisão preventiva do ex-prefeito de Vista Serrana, Sérgio Garcia da Nóbrega, investigado na Operação Cacimba Nova, que desarticulou um esquema de cultivo de maconha em larga escala na zona rural de Malta-PB. A decisão, proferida pela juíza Elza Bezerra da Silva Pedrosa, da 2ª Vara Mista de Patos, também beneficiou Vinícius Linhares Sales Mota, Mário César Sales Mota e Albinete Gomes de Araújo, que passarão a responder em liberdade mediante cumprimento de medidas cautelares.
Segundo a magistrada, não há mais elementos que justifiquem a manutenção da prisão preventiva, decretada em julho, uma vez que não foram apresentados fatos novos após o oferecimento da denúncia pelo Ministério Público. “A prisão preventiva deve ser decretada somente em última instância, quando não for possível aplicação de medidas cautelares mais brandas”, escreveu.
Conforme apurado, os acusados que tiveram a liberdade restituída deverão seguir as seguintes medidas cautelares impostas pela Justiça:
– Comparecimento mensal em Juízo, entre os dias 25 e 30 de cada mês, para informar e justificar as atividades;
– Proibição de ausentar-se da Comarca por mais de 8 dias consecutivos e de mudar de endereço sem prévia autorização do Juízo;
– Proibição de ocupar cargo público no Município de Vista Serrana-PB durante o período da tramitação processual, considerando as informações de que alguns dos investigados utilizariam da máquina pública e da influência política na operação ilícita.
A decisão, no entanto, manteve o pedido de prisão preventiva de três investigados que não foram localizados até o momento e são considerados foragidos. Dois deles — uma mulher residente em Boa Vista-PE e um homem residente em Floresta-PE — são apontados como financiadores da atividade criminosa no chamado “Polígono da Maconha”, em Pernambuco.
O terceiro investigado é considerado braço direito do grupo.
Sérgio foi preso em duas fases da operação, a primeira delas em março e a segunda, mais recentemente, no mês de julho.
Informações com Patos Online