Reconhecida emergência pela seca em Caicó-RN
Situação crítica
O município de Caicó, principal cidade da região Seridó potiguar, teve sua situação de emergência oficialmente reconhecida pelo Governo Federal na quinta-feira (15). O reconhecimento, publicado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil no Diário Oficial da União (DOU), ocorre em virtude dos graves efeitos da seca, caracterizada por um período de ausência de chuvas ainda mais prolongado do que a estiagem.
Com a validação federal por meio da Portaria nº 120 do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a prefeitura de Caicó está agora apta a solicitar recursos financeiros junto ao Governo Federal. O apoio é destinado a ações de socorro e assistência humanitária, o que inclui a compra de cestas básicas, água mineral, kits de higiene pessoal, dormitórios e alimentação para trabalhadores e voluntários.
Além de Caicó, outras seis cidades brasileiras tiveram o reconhecimento federal publicado hoje por diferentes desastres. No Nordeste, os municípios de Itapajé (CE) e Quixabá (PB) enfrentam estiagem, enquanto Quixeramobim (CE) também foi listada em situação de seca, assim como a cidade potiguar.
Em contrapartida ao cenário de escassez hídrica no semiárido, municípios das regiões Sudeste e Sul foram afetados pelo excesso de precipitação. Matipó (MG), Nova Palma (RS) e Novo Barreiro (RS) tiveram a emergência reconhecida após serem castigados por fortes chuvas.