Plano de segurança no carnaval de Cajazeiras foi apresentado
Evento no Sertão
Foi realizada uma coletiva de imprensa onde foi apresentado o plano de policiamento e segurança para o Carnaval de Cajazeiras em 2026.
Autoridades das forças de segurança, da gestão municipal e de empresas de tecnologia e monitoramento estiveram presentes no evento que aconteceu no Gravatá Flat Hotel, no Centro de Cajazeiras.
A reportagem da TV Diário do Sertão conversou com o Tenente-coronel Hugo, comandante do 6º BPM, que falou sobre a coletiva e garantiu o reforço na segurança da regional durante as festividades do Carnaval.
“Teremos 37 eventos na nossa área e queria tranquilizar a população. O folião que for para a festa vai ter uma segurança reforçada, mas também aquele que ficar em sua residência também terá um reforço, um policiamento. Todo efetivo nosso, dos eventos, sejam eles de pequeno potencial ou um evento como o de Cajazeiras, não irá interferir no policiamento diário da cidade. Vamos dobrar o número de efetivo na rua de meia noite às 3h e de 3h ás 6h da manhã“, destacou o comandante.
Quem também falou com a reportagem foi o comandante de Policiamento Regional, o Coronel Douglas, que destacou o número de efetivos que estarão nas ruas, assim como a estrutura que irá auxiliar as forças de segurança nesse período.
“Estaremos empregando diariamente, em média, 250 homens, seja no policiamento motorizado, seja no policiamento a pé. Aproximadamente, 50 viaturas, entre motocicletas e viaturas 4 rodas. Várias modalidades de policiamento estarão sendo empregadas. Iremos utilizar equipes da Ambiental, equipes do ROTAM, do CHOQUE, Força Regional, do Trânsito, do Detran da Paraíba que estará realizando o trabalho da Lei Seca. O helicóptero Acauã estará presente na abertura do evento. Equipes da cavalaria e o Grupamento de Operações Aéreas”, detalhou o coronel.
“A Polícia Civil dobrou o efetivo para atender o carnaval, bem como disponibilizará equipe para que trabalhe de forma velada no carnaval de rua. Desejamos um bom carnaval para todos os foliões, para todos os visitantes, agora, quem vier para Cajazeiras pensando em cometer crime, não vai dar certo, ele será preso. Oriento também que os foliões respeitem as mulheres, o não é não!. Aquele que desrespeitar a mulher poderá ensejar em crime de importunação sexual e será preso”, pontuou o delegado.
Renata Karine, diretora da cadeia feminina de Cajazeiras explicou como está sendo feito o monitoramento dos apenados que estão em regime semiaberto durante o carnaval 2026.
“Essa ação já iniciou antes do carnaval, na verdade. Desde a quarta-feira estamos em operação, fazendo visitas solidárias para verificar se as pessoas do regime semiaberto que fazem uso de tornozeleira eletrônica, estão se recolhendo nos horários estabelecidos pela justiça”, explicou.
“Já fizemos este trabalho antes, então, para gente é confortável. Trouxemos melhores tecnologias, avanços, inteligência artificial, integração com a polícia, então acredito que vamos ter bastante sucesso neste evento. Vamos ter 24 horas de câmeras filmando, entregando essas imagens para o 6º BPM, para a SCTrans, para as forças policiais que estarão no local do evento, então, acredito que isso ai vai ser de grande valia para a segurança de todos”, finalizou.