Quase duas décadas depois, Campinense e Treze podem ficar sem calendário juntos

Equipes fora do Brasileiro

Depois de 18 anos, Campinense e Treze podem ficar juntos sem calendário no segundo semestre. Galo e Raposa não conseguiram as vagas da Série D de 2026 via estadual, que ficaram para Sousa e Serra Branca, e agora o risco disso voltar a acontecer é real. A última vez foi em 2007, com Atlético de Cajazeiras e Nacional de Patos sendo os representantes da Paraíba na Série C do Brasileiro.


Em 2007 o futebol do Sertão dominou o estadual. A final do primeiro turno foi disputada entre Sousa e Nacional de Patos; o segundo turno foi entre Sousa e Atlético de Cajazeiras, e a grande final foi feita por Naça e Trovão, com o Alviverde levando a melhor e levantando sua primeira e única taça do estadual.

Naquele ano, Campinense, Treze e Botafogo-PB não fizeram boas campanhas. Para se ter uma ideia, no primeiro turno, apenas o Campinense esteve nas semifinais, os outros três clubes foram Esporte de Patos, Nacional de Patos e Sousa. O Belo terminou em 5º e o Galo em 6.

No segundo turno, apenas o Treze esteve nas semifinais, os outros três clubes foram os sertanejos Sousa, Atlético de Cajazeiras e Nacional de Patos. O Campinense terminou em 5º e o Botafogo-PB em 7º.

Nacional de Patos e Atlético de Cajazeiras foram os representantes da Paraíba na Série C daquele ano. Lembrando que, ali, ainda não existia a Série D. O Trovão foi eliminado na segunda fase de grupos, enquanto o Naça avançou até o octogonal final, mas acabou não conseguindo o acesso para a Série B.

Esse é um cenário que não se via há 18 anos pode voltar a acontecer em 2026, que é de Campinense e Treze ficarem juntos sem competições para disputar no segundo semestre. Ao fim das semifinais no último fim de semana, a distribuição de vagas para a Série D de 2026 ficou com Sousa e Serra Branca como representantes paraibanos.

O Campinense já tinha seu diagnóstico de falta de calendário há algumas semanas, pois não se classificou para as semifinais do Paraibano e, com isso, não tinha mais como brigar por essa meta.

O Treze precisava avançar para final ou, contar com uma vitória do Sousa contra o Serra Branca, e acabou que não aconteceu nem um e nem outro, com isso, o Galo também não tem sua vaga de Série D garantida para 2026.

Ainda existem chances para ambos. O Treze pode conseguir o acesso na Série D deste ano e respirar aliviado para o ano que vem; pode ainda contar com o acesso do Sousa e herdar a vaga do Dinossauro em 2026; e até o Campinense pode ser beneficiado, caso Sousa e Treze subam juntos este ano, com as vagas de Série D ficando para Serra Branca e Campinense, que foi o 5ª colocado do estadual deste ano.

Informações com Jornal da Paraíba

 

 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo