Governo Federal reconheceu emergência pela seca em São Bento, Jericó e Riacho dos Cavalos

Forte estiagem

O Governo Federal reconheceu, na sexta-feira (06), por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União, situação de emergência em 14 cidades da Paraíba devido à forte estiagem que atinge diversas regiões do estado. Entre os municípios listados está Patos, no Sertão paraibano, que enfrenta escassez hídrica e impactos severos no abastecimento e na produção agrícola.


Além de Patos, também tiveram a situação de emergência reconhecida as cidades de Cabaceiras, Cachoeira dos Índios, Cuité, Jericó, Junco do Seridó, Manaíra, Olivedos, Passagem, Riacho dos Cavalos, São Bento, São José de Caiana, São José de Princesa e Taperoá.

Com o reconhecimento, os municípios ficam aptos a solicitar recursos do Governo Federal para ações emergenciais de defesa civil. As medidas incluem a compra de cestas básicas, distribuição de água potável, fornecimento de refeições para trabalhadores e voluntários, além da disponibilização de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitórios.

Atualmente, a Paraíba soma 102 reconhecimentos de situação de emergência por estiagem em vigor, reforçando a gravidade da crise hídrica que assola o estado.

A Defesa Civil dos municípios afetados devem elaborar os planos de resposta que serão enviados ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, na tentativa de acelerar o repasse de recursos e minimizar os danos causados pela falta de chuvas.

Clique aqui para ver o documento “PORTARIA Nº 1.749, DE 5 DE JUNHO DE 2025 – PORTARIA Nº 1.749, DE 5 DE JUNHO DE 2025 – DOU – Imprensa Nacional.pdf”

Veja mais abaixo:

AQUI

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo